Conversas e Reflexões sobre o Desmame – Dúvidas Frequentes

Publicamos neste post relatos, perguntas e respostas de mães que abordam temas com os quais você poderá se identificar.

Mande para nós suas dúvidas e experiências em torno da saúde de seu bebê. Participe!

Relato de Daniele

Daniele disse:

“Meu filho tem 4 anos, e assim q ele nasceu devido a trtamentos oncologicos precisei ficar sem amamenta-lo, dessa forma foi inserida a mamadeira com leite de vaca, mucilon e açucar desde a primeira semana de vida, e ainda assim era amamentado com leite materno qdo não estava em tratamento, mesmo com medicações consegui amament-lo no peito durante 3 anos e ainda assim ele tinha o reforço da mamadeira essa foi substituida por leite e chocolate aos 2 anos. Hoje com 4 anos ele jpa perdeu 3 dentes de leite e todos os outros estão cariados, sempre q vamos ao dentista é uma luta, e a falta de recursos financeiros me deixa ainda mais entristecida, não hpa tratamento odontopediatrico gratuito no DF, portanto não encontro uma solução melhor para ele”

Doutora Carmem disse:

Daniele.

É uma pena que ainda escutemos em nosso país estórias como a sua!
Não dá para esquecer que a saúde de uma criança depende de ações eficientes, por parte de todos os profissionais que a cercam.
A única solução para mudar esse quadro, caso você não tenha escutado desses profissionais como higienizar os dentes de seu bebê desde que eles apareceram na boca e quais são os hábitos mais saudáveis para nutrir uma criança sem comprometer sua saúde, é voltar até eles agora, mostrar a boquinha de seu amado filho, contar toda a dor e sofrimento, e perguntar o que fazer agora.
Caso você tenha escutado deles que deveria cuidar da higiene e dos horários da mamadas, bem como da introdução adequada de alimentos, o discurso deles não foi eficiente. Temos que encorajar todos os profissionais a uma dedicação máxima, para que suas mensagens sejam ouvidas pelas mães. Não podemos abrir mão desse direito à saúde da criança.
Seja por favor uma agente de mudança!!! Procure os serviços de uma Universidade por aí, e atue para que nenhuma criança passe pelo que você está passando.

Leia os seguintes artigos, para saber como, e me conte de seus sucessos, aí pelo DF:
http://www.clinicaamai.com.br/amigos-dos-dentes-das-criancas
Muito obrigada pela sua generosa participação e boa sorte.

Dra. Carmem Silvia

 

Relato de Bi

Bi disse:

“Meu peito virou chupeta, o que fazer? Minha bebe tem 1 ano e meio e percebi que ela está fazendo meu peito de chupeta. Ela não quer mamar, quer ficar pendurada. Qdo está irritada, peito;~Não tem nada pra fazer, peito; é 24h pendurada. Fora que onde vou, lá está ela…rsss… é de rir pra não chorar. Andar atrás de mim o dia inteiro, no banheiro, lavando louça… é uma dependencia extrema. Amo cuidar dela, mas está ficando excessivo essa situação. Sei que é recomendado deixar de amamentar aos poucos, substituindo as mamadas por mamadeira, mas no caso dela, não é fome, e sim necessidade de estar no peito. A pediatra me disse pra tirar de vez, acabou e pronto. Mas, isso não vai ser um trauma? Alguma mãe já passou por isso? Oq fazer?”

Doutora Carmem disse:

Cara Bi,

Muitas mães passam por isso, e para quem está de fora, pode parecer banal, mas a hora do desmame precisa sim de um apoio carinhoso, tanto para com a mãe quanto com o bebê.

Para você começar a mudança, saiba que apenas tirar o seio, não representa tudo o que você pode oferecer para a criança nessa hora.

Sugiro que, antes de uma atitude radical, leia os artigos do blog http://desmameconsciente.com.br/ e envie para nós sua experiência com o desmame.

Aproveite esse momento para reavaliar seus conceitos e aproxime-se ainda mais de sua bebê, através de uma série de atitudes, pertinentes a esse momento em que você percebe que ela está necessitando de sua presença, e não mais do seu seio, como a própria pediatra sugere.

Vamos transformar e enriquecer esse vínculo!

Dra. Carmem Silvia.

 



2 Comentários para “Conversas e Reflexões sobre o Desmame – Dúvidas Frequentes”

  1. camila bastos:

    meu bebê de 11 dias ta fazendo o meu peito de chupeta. se ele ta acordado é no peito o tempo todo. Quando vou por no berço começa a chorar e tenho que tira – lo e colocar no peito novamente. Se ele passar 2 horas acordado, são duas horas no peito direto. Por favor me ajudem não sei o que fazer. sou mãe de primeira viagem.

    • Dra Carmem Silvia:

      Camila,

      Você precisa urgentemente pegar orientações de como resolver isso com uma obstetriz. (enfermeira obstétrica)

      Ela vai te acompanhar de perto, e dará sugestões de acordo com seu caso e de seu bebê.

      Boa sorte,

      Dra. Carmem Silvia.



Deixe um comentário