Olha o Aviãozinho – Alimentação do Bebê

Para as mamães que têm dúvidas sobre papinhas e assuntos relacionados à alimentação do bebê, leiam algumas dicas publicadas no blog da Dra. Fernanda Granja, nutricionista.

Alimentos orgânicosAlimentos Orgânicos

A partir de que idade a criança pode começar a comer papinha? Quando pode começar a comer alimentos sólidos?

Dra Fernanda Granja: A criança passa consumir alimentos sólidos após os 6 meses de idade, caso esteja em aleitamento materno exclusivo, ou aos 5 meses de idade, caso esteja utilizando fórmulas industrializadas ou o leite de vaca.
Os alimentos devem ser introduzidos, um a um, de forma gradativa, de acordo com a aceitação da criança. Os primeiros alimentos que devem ser oferecidos são as frutas, como sucos e papinhas, uma de cada vez, e em seguida, os salgados. Após preparar as papinhas de um sabor, comece a misturar os ingredientes. Sempre indico colocar no máximo 3 tipos de legumes para a criança aprender a saborear os alimentos. Ele precisa conhecer cada alimento e saber o sabor. E nunca bata no liquidificador, apenas cozinhe e amasse com um garfo.

As papinhas industrializadas são ruins para a criança?

Dra Fernanda Granja: As papinhas industrializadas não são ruins para as crianças, pois elas são elaboradas com rigor nutricional e são práticas. Porém, as papinhas caseiras, preparadas com os alimentos frescos são muito melhores, e além disso, podem oferecer uma maior variedade de sabor e apresentam um custo mais baixo.
Deixe as papinhas industrializadas para viagens ou saídas diárias, aonde não há possibilidade de preparar as papas. Hoje existem até papinhas orgânicas que a mamãe pode comprar.

Quais alimentos não podem faltar na papinha?  Quais devem ser evitados?

Dra Fernanda Granja: É essencial que a papinha seja completa e forneça os nutrientes necessários para a alimentação da criança nesta faixa etária. Devem ser oferecidos a criança, de acordo com a idade, frutas, legumes, verduras, tubérculo (como arroz, batata), macarrão, caldo de feijão. Existe uma sequencia e isso deve ser respeitado para que o intestino do bebê não “sofra”.

O leite de vaca, castanhas como amendoim, nozes, amêndoas, mel , refrigerantes, açúcar de adição, e alimentos com conservantes, como gelatina e sucos de caixinhas, devem ser evitados no primeiro ano de vida.

 Cite algumas dicas rápidas para preparar e armazenar as papinhas de forma saudável.

Dra Fernanda Granja: O uso do liquidificador não é recomendado. É necessário que o bebe perceba a consistência dos alimentos. Alem disso, amassando os alimentos com um socador ou um garfo, ao invés do liquidificador, é possível obter um maior aproveitamento dos alimentos.
Evite fritar os temperos antes de colocar os legumes ou verduras, esse processo acentua mais o gosto da cebola, alho, e menos do alimento em questão. Coloque todos os ingredientes e deixe cozinhar tudo de uma vez.
O ideal é preparar as papinhas e servi-las logo em seguida, para evitar perdas nutricionais. Caso esta precise ser congelada, o ideal é não cozinhar demais, pois este processo pode comprometer o sabor, aroma e a consistência das papinhas.

 

Fonte: Dra Fernanda Granja



3 Comentários para “Olha o Aviãozinho – Alimentação do Bebê”

  1. Campanha Desmame Consciente Desmame e alimentação do bebê equilibrada no primeiro ano de vida:

    [...] mais com as dicas da Dra. Fernanda Granja, veja o artigo sobre alimentação do bebê. Veja também como fazer o desmame passo a [...]



Deixe um comentário